12/02/2014

Testemunho de Mário Soares sobre José Terra

 
JOSÉ TERRA, UM PROFESSOR PORTUGUÊS EM FRANÇA

Conheci José Silva Terra na Faculdade de Letras de Lisboa, onde fomos colegas e ele era estudante-trabalhador. Era minhoto, poeta e escritor, participando ativamente no MUD (Movimento de Unidade Democrática, do pós-guerra) e na campanha para a eleição (frustrada) do general Norton de Matos.
Foi depois disso, creio, que se estabeleceu em França, tendo sido leitor de Português em diversas universidades francesas e casado com uma senhora francesa, que não conheci.
Entretanto, perdi-o de vista.
Voltei a encontrá-lo em Paris, quando fui expulso de Portugal, no tempo de Marcelo Caetano, sem qualquer julgamento prévio e por puro arbítrio.
Dias depois de me ter instalado em Paris, num modestíssimo hotel na rua de l"École de Médecine, em pleno Quartier Latin, voltei a encontrar, por acaso, José Terra. Contei-lhe a situação em que me encontrava e ele disse-me que talvez pudesse arranjar-me um lugar na Universidade de Vincennes (mais tarde Universidade de Paris VIII). E assim fez. Arranjando-me o meu primeiro trabalho remunerado em França. Mais tarde fui professor em Rennes e depois na Sorbonne. Fiquei-lhe grato para sempre e mesmo depois do 25 de Abril, quando regressei a Portugal, voltei a encontrá-lo várias vezes, quer em Paris quer em Lisboa e mesmo no Minho.
José Terra, como sempre o tratei, além de professor, foi um poeta, um escritor e um ensaísta que deixou uma vasta obra literária.
Faleceu há poucos dias num hospital de Paris com 85 anos de idade. Era natural de Arcos de Valdevez, onde o encontrei várias vezes. Sempre foi fiel à sua terra natal e à sua Pátria, não obstante ter vivido a maior parte dos seus dias em França.
Foi para mim um motivo de grande tristeza a inesperada notícia da sua morte.


Fonte do texto (excerto):
Mário SOARES, «O tempo e a memória. Os humanos estão a destruir a Terra», crónica, Diário de Notícias, 11.02.2014, p. 55; texto reproduzido igualmente online: «Opinião. Os humanos estão a destruir a Terra».

Sem comentários:

Enviar um comentário