Cabral Martins como Fernando Pessoa
Um dos protagonistas
de Conversa acabada (1981) de João Botelho
A vida
Fernando [Manuel] Cabral
Martins, nasceu em Mangualde, em 1950.
É um professor universitário,
ensaísta, crítico, editor literário, tradutor, ficcionista (romance e conto) e
ator.
apresentada no colóquio 100 anos de ORPHEU, Lisboa, FCG.
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Fernando Cabral Martins
licenciou-se em Literaturas Românicas pela Faculdade de Letras da Univ. de
Lisboa, em 1977 e obteve o grau mestre em Literatura Francesa pela mesma
faculdade com a tese Une
poétique du symbolisme: les minutes de sable mémorial d'Alfred Jarry (Lisboa, 1985). Doutorou-se em
Literatura Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da
Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde é docente do Departamento de Estudos
Portugueses, com a tese Mário de
Sá-Carneiro e o modernismo (Lisboa, 1992). As suas principais áreas de interesse são a literatura e
cultura portuguesas dos séculos XIX e XX, crítica textual e teoria da edição.
Dirigiu as revistas Correspondências 1 (Lisboa 2000) e Cadernos do Centro de Estudos do Surrealismo
2 (Vila Nova de Famalicão, 2002), tendo colaboração literária dispersa por
várias publicações periódicas como a Colóquio/Letras.
Fez crítica de cinema no semanário Expresso.
Coorganizou encontros científicos
na FCSH da UNL: o III Congresso da Associação de Literatura Comparada (1998) e
o I Encontro sobre Edição de Textos Modernos (2005). Coordena ainda o projeto de
investigação FCT “Modernismo
Online”: um arquivo virtual que tem por objetivo
a organização dos textos literários, peças de arte e documentos que constituem
o Modernismo português.
É considerado um
dos mais reputados especialistas portugueses do Modernismo, tendo dedicado
vasta obra, de estudo e de edição, às três maiores figuras do grupo da revista Orpheu.
Tendo
consagrado a sua investigação doutoral a Mário de Sá-Carneiro e o modernismo (Lisboa: UNL, 1992), tese editada em 1994, organizou de
seguida uma antologia da Poesia de
Mário de Sá-Carneiro (1996),
seguindo-se-lhe Poemas completos (1996), Primeiros contos (1998), a narrativa A confissão de Lúcio (1998), Céu em fogo: oito novelas (1999), culminando no volume completo de Verso e prosa (2010). Recentemente, organizou em
colaboraçãoo com a BNP o recurso eletrónico Mário de
Sá-Carneiro, 1890-1916 (Lisboa, 2016), disponível no endereço http://mariosacarneiro.bn.pt/.
É também
o responsável direto por vários volumes da edição da obra de Fernando
Pessoa em curso na Assírio & Alvim: Mensagem (1997; 9.ª ed., 2012); Ficções do Interlúdio: 1914-1935
(1998; 2.ª ed., rev. por António Lampreia, 2012); Poesia. Alberto Caeiro
(2001; 3.ª ed. corrigida, 2009); Crítica: ensaios, artigos e entrevistas
(2000; 3.ª ed., 2014). Mais recentemente, sempre em parceria com Richard
Zenith, editou os seguintes volumes pessoanos: Teoria da heteronímia (2012); Poemas
escolhidos de Alberto Caeiro (2013); Odes
escolhidas de Ricardo Reis (2013); Cancioneiro: uma antologia (2013); Poemas
escolhidos de Álvaro de Campos (2013); Poemas esotéricos (2014); Mensagem e
outros poemas sobre Portugal (2014); Prosa
escolhida de Álvaro de Campos (2015); Sobre
Orpheu e o sensacionismo (2015).
Fernando
Cabral Martins também é o coordenador da edição da obra de José de Almada
Negreiros, na mesma casa editorial. Com Luís Manuel Gaspar, Mariana Pinto dos
Santos, editou Nome de guerra (2001; 3.ª ed.,
2013); Poemas (2001; 2.ª ed. corrigida, 2005); Ficções (2002); Manifestos e conferências (2006).
Recentemente, em 2015, escreveu a introdução para o volume de Almada Negreiros – Orpheu 1915-1965.
Organizou ainda antologias
críticas da Poesia simbolista portuguesa
(1990), período literário objeto de estudo da sua investigação de mestrado,
acerca da obra de Alfred Jarry (1985); e, em
coautoria com Irene Freire Nunes, da poesia de Os trovadores provençais (2014).
Organizou, apresentou e anotou
edições da obra de Luiza Neto Jorge: Poesia: 1960-1989 (1993) e Poemas de Luiza Neto Jorge: antologia (1997); em coautoria com Maria
Antónia Oliveira, de Alexandre O'Neill: Anos 70: poemas dispersos (2005) e Já cá não está quem falou (2008).
Contam-se, entre as suas
publicações em livro, vários ensaios, para além dos já
referidos: Cesário Verde ou a transformação do mundo (1988), leitura crítica “considerada reformuladora de lugares-comuns que o tempo ajudou a cristalizar”; O trabalho das imagens (2000); Julio: o realismo mágico (2005).
referidos: Cesário Verde ou a transformação do mundo (1988), leitura crítica “considerada reformuladora de lugares-comuns que o tempo ajudou a cristalizar”; O trabalho das imagens (2000); Julio: o realismo mágico (2005).
Desde 1974. Cabral Martins
dedicou-se à tradução, sobretudo na área dos estudos literários e para a
Arcádia editores: O sujeito, o corpo e a letra: ensaios de escrita
psicanalítica,
de Jacques
Lacan e outros (1977); Semiótica do
romance, de Julia
Kristeva (1977)
e Discurso da narrativa, de Gérard
Genette (1979).
Em colaboração com Irene Freire Nunes, traduziu Canções e
poemas, de Boris
Vian (1997).
Cabral
Martins é também autor de uma singular
obra ficcional, sobretudo no domínio da escrita breve. À estreia em 1986, com Sub estâncias, segue-se a coletânea de
contos Ao cair da noite (1989), reconhecida pelo
Prémio Municipal Eça de Queiroz; o romance A
cidade vermelha (1991); publicando sucessivamente volumes de contos: Western (1995); O deceptista (2003); Viagem ao interior (2005), com
ilustrações de Carlos Ferreiro; A flor
fatal (2009) e Os fantasmas de Lisboa
(2012). Como já foi observado, “enquanto
ficcionista, pode-se dizer que dá voz a uma narrativa da vida urbana, próxima
da tradição dos guionistas anglo-americanos. Alguns tiques formais não beliscam
o retrato desse particular universo geracional (os sixties), contido numa escrita seca avessa a qualquer
derrame.” (verbete,
in site da DGLB).
Com a obra Ao cair da noite (Lisboa: Contexto, 1989), recebeu o Prémio Municipal Eça de Queiroz, em 1989.
O seu recente ensaio, global e sintético, Introdução ao estudo de Fernando Pessoa (Lisboa: Assírio & Alvim, 2014), foi distinguido com Prémio Jacinto do Prado Coelho da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, em 2015.
Foi ator em três filmes de João
Botelho: Conversa
Acabada (1981),
Tráfico
(1998), e
Tempos
Difíceis (1988).
No primeiro dos
filmes, Conversa Acabada, realizado
nos 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa, Cabral Martins deu rosto e voz ao
autor dos heterónimos, amigo de Mário de Sá-Carneiro, o interlocutor da
conversa visada.
A obra
1 – Ficção
- Sub estâncias [ficção]. Lisboa: Black Sun, 1986. – 45 p.
- Ao cair da noite [contos]. Lisboa: Contexto, 1989. – 130 p.
- A cidade vermelha: romance. Lisboa: Contexto, 1991. – 125 p.
- Western [contos]. S.l.: Black Sun, 1995. / Lisboa: Colibri-Artes Gráf. – 50 p.
- O deceptista [contos]. Hors-texte Carlos Ferreiro. Lisboa: & etc, 2003.
- Viagem ao interior [contos]. Il. Carlos Ferreiro. Lisboa: & Etc, 2005.
- A flor fatal: conto. Rev. António Lampreia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
- Os fantasmas de Lisboa. Lisboa: & Etc, 2012.
2 – Crítica, ensaio, editorial
Poesia simbolista
Lisboa:
FLUL, 1985. – 182 p. (30cm).
Apresent. crítica,
seleç.,
notas e linhas de leitura de FCM.
Lisboa: Comunicação, 1990.
- Mário de Sá-Carneiro e o modernismo – Tese dout. Literatura Portuguesa. Lisboa: FCSH-UNL, 1992. – 609 p. (30cm); bibl., p. 583-605.
- O modernismo em Mário de Sá-Carneiro. Lisboa: Estampa, 1994. / 1997. – Col. Leituras, 7; 353 p. (21cm).
- Poesia de Mário de Sá-Carneiro: antologia. Org. FCM. Lisboa: Presença, 1996.
- Poemas completos, Mário de Sá-Carneiro. Ed. FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996. / 2.ª ed. corrigida, 2001. / 3.ª ed., 2005.
- Primeiros contos, Mário de Sá-Carneiro. Ed. FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 1998.
- A confissão de Lúcio: narrativa, Mário de Sá-Carneiro. Ed. FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 1998. / 2.ª ed., 2004. / Lisboa: Planeta DeAgostini, 2006.
- Céu em fogo: oito novelas, Mário de Sá-Carneiro. Ed. FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.
- Verso e prosa, Mário de Sá-Carneiro. Ed. FCM; rev. António Lampreia. Lisboa : Assírio & Alvim, 2010.
- Mário de Sá-Carneiro, 1890-1916 [Recurso eletrónico] / Fernando Cabral Martins, Fátima Lopes; coord. ed. Fátima Lopes, Ana Carolina Correia; coord. técnica e design Miguel Mimoso Correia, Dulce Fontes. Lisboa: BNP, 2016. – URL: http://mariosacarneiro.bn.pt/.
- Mensagem, Fernando Pessoa. Ed. de FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 1997. / 2.ª ed., 2000. / 3.ª ed. corrigida, 2002. / 4.ª ed., 2004. / Lisboa: Planeta DeAgostini, 2006. / [2.ª ed.] Lisboa: Soc. Edit. de Livros de Bolso, 2009. / 8.ª ed., Lisboa: Assírio & Alvim, 2010. / 9.ª ed., Porto: Assírio & Alvim, 2012. / 2014.
- Ficções do Interlúdio: 1914-1935, Fernando Pessoa. Ed. FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 1998. / Lisboa: Planeta DeAgostini, 2006. / 2.ª ed., rev. António Lampreia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2012. / Lisboa, 2007. – Ed. com o título Ficções do Interlúdio: poemas publicados em vida.
- Poesia. Alberto Caeiro, Fernando Pessoa. Ed. FCM e Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001. / 2.ª ed., 2004. / Lisboa: Planeta DeAgostini, 2006. / / 3.ª ed. corrigida, Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
- Crítica: ensaios, artigos e entrevistas. Fernando Pessoa. Ed. FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000. / 3.ª ed., reimp., Lisboa: Assírio & Alvim, 2014.
- Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo português. Coord. FCM. Lisboa: Caminho, 2008. – 959 p. a 2 colns; il. (25cm); bibl., 925-959.
- Teoria da heteronímia, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2012.
- Os poemas sobre Pessoa: antologia, Sophia de Mello Breyner Andresen. Pref. FCM; sel. e org. Maria Andresen de Sousa Tavares. Alfragide: Caminho, 2012.
- Poemas escolhidos de Alberto Caeiro, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Porto: Assírio & Alvim, 2013. / reimp. 2014.
- Odes escolhidas de Ricardo Reis, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Porto: Assírio & Alvim, 2013.
- Cancioneiro: uma antologia, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2013.
- Poemas escolhidos de Álvaro de Campos, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Porto: Assírio & Alvim, 2013. / reimp. 2014.
- Poemas esotéricos, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2014.
- Mensagem e outros poemas sobre Portugal, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2014.
- Introdução ao estudo de Fernando Pessoa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2014.
- Prosa escolhida de Álvaro de Campos, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
- Sobre Orpheu e o sensacionismo, Fernando Pessoa. Ed. FCM, Richard Zenith. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
Obra de José de Almada Negreiros
- Nome de guerra, José de Almada Negreiros. Ed. FCM, Luís Manuel Gaspar, Mariana Pinto dos Santos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001. / 2.ª ed., 2004. / 3.ª ed., 2013.
- Poemas, José de Almada Negreiros. Ed. FCM, Luis Manuel Gaspar, Mariana Pinto dos Santos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001. / 2.ª ed. corrigida, 2005.
- Ficções, José de Almada Negreiros. Ed. FCM, Luis Manuel Gaspar, Mariana Pinto dos Santos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
- Manifestos e conferências, José de Almada Negreiros. Ed. FCM et al.. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
- Orpheu 1915-1965, José Sobral de Almada Negreiros. Introd. FCM. Lisboa: Babel, 2015.
Diversa
- Versos, Augusto Gil. Pref. FCM. Lisboa: Ulmeiro, 1981.
- Cesário Verde ou a transformação do mundo. Lisboa: Comunicação, 1988.
- Poesia: 1960-1989: os sítios sitiados: a lume: dispersos, Luiza Neto Jorge. Org. e pref. FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 1993. / Noutra editora, posteriormente: Poemas de Luiza Neto Jorge : antologia. Org. FCM. Lisboa: Presença, 1997.
- Correspondências, Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da FCSH da UNL; dir. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Colibri. 1998.
- O trabalho das imagens. Lisboa: Aríon, 2000. – Col. Parque dos poetas, 2; 265 [6] p. (24cm).
- Marginálias, Ramón Gómez de La Serna. Des. José de Almada Negreiros; pref. Juan Manuel Bonet, Fernando Cabral Martins. Lisboa: Bedeteca de Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
- Anos 70: poemas dispersos, Alexandre O'Neill. Ed. Maria Antónia Oliveira, Fernando Cabral Martins; pref. Vítor Sousa Tavares; il. Luís Manuel Gaspar. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005. / 2009.
- Julio: o realismo mágico. Lisboa: Caminho : Edimpresa, 2005.
- Já cá não está quem falou, Alexandre O'Neill. Ed. Maria Antónia Oliveira, FCM. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.
- Manifesto da mulher futurista: manifesto futurista da luxúria, Valentine de Saint-Point. Introd. FCM; trad. Célia Henriques. Lisboa: Edições Culturais do Subterrâneo, Lda., 2009.
- Os trovadores provençais. Sel., org. e trad. Irene Freire Nunes, FCM. Lisboa: Sistema Solar, 2014.
- O nome das coisas, Sophia de Mello Breyner Andresen; pref. Fernando Cabral Martins. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
- Mário Cesariny e o virgem negra ou a morte do autor e o nascimento do actor. Lisboa: Documenta, 2016.
Tradução
- Sobre a China, Karl Marx, Friedrich Engels. Porto: Escorpião, 1974.
- A criança, essa desconhecida, Françoise Lazard-Levaillant. Lisboa: Moraes, 1977.
- O sujeito, o corpo e a letra: ensaios de escrita psicanalítica, Jacques Lacan et al. Trad. Fernando Cabral Martins, Maria Margarida Calvet Barahona. Lisboa: Arcádia, 1977.
- Semiótica do romance, Julia Kristeva. Lisboa: Arcádia, 1977. / 2.ª ed., 1978.
- Discurso da narrativa: ensaio de método, Gérard Genette. Lisboa: Arcádia, 1979.
- Canções e poemas, Boris Vian. Trad. Irene Freire Nunes, Fernando Cabral Martins; pref. Patrick Besnier. Lisboa: Assírio & Alvim, 1997.
Algumas referências
- “Fernando Cabral Martins”, Centro de Documentação de Autores Portugueses, in site da DGLB, Lisboa, abril 2000.
- Coordenador do projeto: Fernando Cabral Martins, in Projecto Modernismo online: Arquivo virtual da geração de Orpheu. – UNL, FCSH, IELT. Lisboa.
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