13/05/2016

A POESIA NÃO TEM GRADES, A POESIA SALVA

“Há um homem que anda pelo país a levar poesia às prisões. E até os mais durões se emocionam”

Sobre Filipe Lopes e o seu maravilhoso projeto:


Com:
Filipe Lopes (autor e dinamizador de A poesia não tem grades)
Bernardo Mendonça (entrevista e ilustração)
João Santos Duarte (edição sonora)
Carlos Paes (Motion graphics)

in Expresso, 13.05.2016. – Ouvir aqui ou aqui.


“Esta é a história de um homem que escapou ao lado marginal da vida por um poema de Baudelaire. Este é o testemunho de um contador de histórias que anda há 13 anos a levar a palavra dos poetas às prisões de norte a sul do país. Porque acredita que a poesia liberta e nos pode tornar melhores pessoas. Percam algum tempo a ouvi-lo. Ganharão o dia e muita, muita poesia. Um relato emocional e admirável para ouvir neste episódio do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”.
Da introdução no artigo do Expresso (referenciado abaixo)



"E é um certo poema de Peixoto — o “Cinco à mesa” — que comove sempre os grupos de reclusos. Porque fala de algo que todos sentem na pele, a ausência." (idem)



NA HORA DE PÔR A MESA, ÉRAMOS CINCO


na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.

José Luís Peixoto


in A criança em ruínas (6.ª ed., Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2007, p. 13).


Para saber mais:

  • “A Poesia não tem grades” – site do projeto existente desde 2003 e que é uma iniciativa coordenada por Filipe Lopes, apoiada pelo Grupo O Contador de Histórias e pela CULTIV (Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania).
  • “Há um homem que anda pelo país a levar poesia às prisões. E até os mais durões se emocionam” [sobre Filipe Lopes, autor e dinamizador do projeto “A poesia não tem grades”] - Bernardo Mendonça (entrevista e ilustração); João Santos Duarte (edição sonora); Carlos Paes (Motion graphics), in Expresso, 13.05.2016. – Ouvir aqui ou aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário